Suposta melhora da economia com Bolsonaro é o maior fake news de 2019

No dia 1º de novembro, Bolsonaro fez uma postagem em suas redes sociais que acabou viralizando, com uma enorme repercussão inclusive na mídia tradicional:

economia 1

É fácil desbancar os argumentos de Bolsonaro, porém a esquerda em geral tem feito confusão com o assunto. Confira a análise:

CRESCIMENTO DO PIB: O PIB do Brasil terá um crescimento próximo a 0,9% em 2019. É fraco. Na verdade, não deveria se falar em crescimento, mas sim em estagnação, uma vez que o crescimento vegetativo da população será de 0,8% em 2019 ( o que leva o crescimento do PIB per capita para proximo de 0%). Levando-se em conta que, entre 2004 e 2011,  o Brasil teve um crescimento médio superior a 4%, o PIB de Bolsonaro fica pior ainda.

A situação é mais grave se considerarmos que o mundo está crescendo entre 3,2% e 3,5% ao ano em 2019 e 2020. Além disso, precisaríamos de um crescimento do PIB de quase 5% ao ano, durante 20 anos, para chegar ao PIB per capita que Portugal tem hoje (19.830 euros). E veja que Portugal é o país mais pobre da Europa Ocidental, sempre foi considerado apenas a porta de entrada no primeiro mundo.

BOLSA DE VALORES: Desde a saída de Dilma, a Bolsa se valorizou cerca de 130%. Enquanto isso, o PIB no mesmo período cresceu pouco mais de 2%. Isso significa que a valorização da bolsa de valores não deve ser usada como parâmetro de melhoria do país, por não possuir qualquer vínculo com a melhoria de vida da população em geral.

QUEDA NA TAXA DE JUROS E INFLAÇÃO:  Na realidade, a alta taxa de desemprego, associada ao desaquecimento da economia, geraram a queda da inflação. Ainda em 2016, com a Dilma, a previsão já era que a inflação seria de 7% no ano, bem mais baixa que os 10,6% verificados no ano anterior, o que acabou se concretizando. Sem a pressão do mercado de trabalho, que não tem como pedir melhores salários em um ambiente com desemprego elevado, a inflação fica baixa. Com a inflação baixa, o BC consequentemente abaixa os juros. Não há vantagem a ser contada por Bolsonaro nesta história.

E O FUTURO, VAI SER MELHOR? A resposta é um sonoro não, uma vez que o que define a capacidade do PIB crescer no futuro é a taxa de investimento atual.  Sem investimento, mesmo que haja um aumento no consumo no futuro próximo, como a melhoria das vendas no varejo ampliado, logo a inflação aparece, pela falta de capacidade de oferta e o BC é obrigado a colocar um freio na economia, para reduzir a inflação. É bom lembrar que, com Boslonaro, o Brasil está com a pior taxa de investimento de sua história, logo o futuro não tem como ser promissor. Veja:  FGV: Brasil tem a pior taxa de investimento da históriax82842079_FILES-In-this-file-picture-taken-on-January-12-2019-Brazilian-President-Jair-Bolsonaro-1.jpg.pagespeed.ic.tRtCJZVHxP

 

 

 

4 comentários em “Suposta melhora da economia com Bolsonaro é o maior fake news de 2019

  1. Anonimus Silva e Silva

    Interessante, bem escrito e racional. Mas sem expediênte e sem fontes, é só mais uma opinião na internet.

    • José Cândido

      Tudo que vem deste Governo e falso.
      Manipulam tudo.Estão em campanha eleitoral.
      O maior salafrario da história está no poder.
      Quem forja um assassinato não merece nenhum respeito

  2. Rider Ventura de Araújo Júnior

    O. País agora está no caminho correto, tenho muita fé que vamos por caminhos corretos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: