Especialistas comprovam que fim do DPVAT é um desastre para os SUS e para todos os brasileiros

Matéria do site Autoesporte, que foi exibida na capa do portal Globo.com, revela que o fim do DPVAT é um desastre para os brasileiros, sejam eles motoristas ou não.

A reportagem relata que o SUS será diretamente impactado com a medida provisória, caso seja de fato aprovada pelo Congresso. Em 2018, 45% da arrecadação do DPVAT foi direcionado para o Sistema Único de Saúde, ou o equivalente a R$ 2,1 bilhões.

“É um recurso que faz falta para um sistema sobrecarregado e com orçamento congelado”, define Walter Cintra, coordenador do curso de especialização em administração hospitalar e de sistema de saúde da Faculdade Getúlio Vargas.

Por sua vez, Armando Silva de Souza, presidente da comissão de trânsito da OAB, aponta para a contradição por parte do governo ao abrir mão de um recurso financeiro destinado ao seu próprio funcionamento.

“Lamentavelmente o governo optou por uma solução mais radical. Esta extinção deixa a sociedade brasileira desabrigada dessa proteção contra acidentes de trânsito, que é uma das principais causas de morte e invalidez no país. E estão fazendo isso sem motivo relevante”, diz o presidente do IBDS.

De acordo com a CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), cerca de 70% dos carros registrados no Brasil não possuem qualquer tipo de seguro ou cobertura privada para proteção do bem e terceiros.

 

1

3 comentários em “Especialistas comprovam que fim do DPVAT é um desastre para os SUS e para todos os brasileiros

  1. amarildo pereira

    Concerteza um desastre

  2. DPVAT não protege bens de terceiros nem do motorista, apenas uma cobertura básica para médicos e deve apenas para alimentar corrupção e monopólio, demorou pra acabar com isso, agora o IPVA

    • Burro ele nunca foi para isso, se é usado para corrupção se arrume acabe com isso e não com esse imposto que é pequeno não dói no bolso de quem tem carro e ajuda o SUS e aos que sofreram acidentes, vai estudar gado de merda.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: